218531900
NUNO ALBUQUERQUE

NUNO ALBUQUERQUE

Mestre de Shorinji-Kempo (5ºDan, Daikenshi )

 

Olá, bem-vind@s ao Shorinji-Kempo! Uma fantástica arte marcial japonesa, que é também um Sistema Educacional (rico em valores e cooperação), na qual me iniciei em 1986, após uma carreira de vários anos como nadador de competição (nada a ver? talvez…disciplina, respeito, desportivismo).

Ensino com enorme paixão desde finais dos anos 80 (Técnico de Grau II do IPDJ em Shorinji-Kempo, e em Natação, o outro amor na área), tendo como atleta estado em diversos Campeonatos do Mundo e um Europeu. Além de Portugal (com as referências Sensei Carlos Ramires e Sensei Fausto Carriço), tenho aprofundado os meus conhecimentos em dezenas de Estágios por toda a Europa, tendo estado por sete vezes no Japão.

Já fui diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Shorinji-Kempo (e seu presidente), e sou juiz nacional de exames e competições, reconhecido pela WSKO (Organização Mundial).

Tenho a honra de ser o fundador e mestre responsável pela Secção de Shorinji-Kempo dos Olivais (a segunda maior do País e quarta mais antiga, desde 1997), com dois Dojo (escolas) e 60 ‘Kenshi’ (alunos/as de Shorinji-Kempo), dos 4 aos 51 anos, de ambos os géneros (quase 40% de raparigas e mulheres!).

As minhas outras áreas de interesse ao longo dos últimos 51 anos, e que têm contribuído para a pessoa que sou hoje, têm sido: Ciências Sociais (licenciatura) e a Sociologia do Desporto (docente universitário durante 3 anos), a Gestão do Desporto (MBA na Universidade Europeia/Escola de Estudos Pós-graduados do Real Madrid FC), o jornalismo (desde 1986, no Diário Popular, passando pelo Diário de Notícias, Expresso, Record, Antena 1, entre outros), e comentador na RTP (natação) em todos os Jogos Olímpicos desde Barcelona 1992 (no local) até Rio de Janeiro 2016.
A Brahma Kumaris e o Budismo têm dado uma (muito importante) ajuda no meu crescimento espiritual.

Neste desafio que o Bruno Brito me lançou em 2016 no O2 Life Center, conseguimos construir uma muito animada e empenhada classe Infantil & Juvenil (dos 6 aos 13 anos), onde rapazes e (muitas) raparigas aprendem defesa pessoal e técnicas muito eficientes, mas também valores e respeito mútuo, com disciplina, que não é incompatível com alegria e animação.

Bem-vind@s ao Shorinji-Kempo do Life Center!